Ninguém tem que ser um dicionário ambulante, eu também não sou nenhum professor, mas tem alguns erros de português tão básicos que são IMPERDOÁVEIS.
É normal você encontrar alguém corrigindo outra pessoa nas redes sociais, tem gente que odeia ser corrigida, mas eu penso que as correções ajudam a não repetir o erro.
Vamos aos 3 erros mais trágicos da língua portuguesa:
Erro 1 (Mim / Me)
Essa publicação tem vários erros, mas o mais imperdoável de todos é o "MIM". Se você encontrar alguém te respondendo "mim ser índio" pode analisar a sua frase que você está usando o mim ao invés de me. Vamos a regra geral: Mim nunca conjuga verbos, vem sempre acompanhado de preposição e também está sempre nos finais das frases, já o Me está sempre acompanhado de um verbo e geralmente está no meio das frases ou no final junto de um verbo!
Ex: Isso é para mim? (Para: preposição)
O trabalho foi feito por mim! (Por: preposição)
Você ficou contra mim? (Contra: preposição)
Ex: Depois que li Como uma Ninja me senti melhor! (Sentindo: verbo)
Você me fez chorar... (Fez: verbo)
Preciso me preparar para a festa! (Preparar: verbo)
Erro 2 (Nada Haver / Nada a ver)
Esse erro confunde muita gente, mas ainda sim é imperdoável! Tem gente que insiste em usar "nada haver"ao invés de "nada a ver". Vou explicar bem basicamente com exemplos:
Ex: Nada a ver você falar isso.
Nossa que nada a ver.
Essa camisa não tem nada a ver com você!
Ex: Deveria haver aula amanhã.
Acho que amanhã irá haver uma reunião!
É verdade que em junho vai haver uma nova história no blog?
Erro 3 (Agente / A gente)
Acho esse o erro mais trágico da língua portuguesa, Aurélio deve se bater no túmulo quando alguém escreve "agente" ao invés de "a gente". Essa é fácil de explicar, quando você quiser se referir a você e mais algumas pessoas é "a gente", quando você quiser se referir a algum "agente" de algum serviço usa o "agente".
Ex: O agente sanitário esteve aqui.
Você é um agente do FBI para me fazer essas perguntas?
O agente penitenciário conversou com ele sobre isso.
Ex: A gente foi até o bosque e colheu umas flores.
A gente vai ler todos os capítulos de Como uma Ninja nas férias.
Acho que a gente vai reprovar nessa matéria.
Dica extra: nunca use palavras em plural quando usar "a gente".
Ex: A gente vai até a sua casa ainda hoje. (V)
A gente vamos até a sua casa hoje. (X)
A gente resolveu tudo e já combinou com o dono do blog. (V)
A gente já resolvemos tudo e já combinamos com o dono do blog. (X)
Gostou das dicas? Espero que sim! Ah, você não é obrigado a acertar todas as regras gramaticais, mas cuidado para não exagerar nos erros e ser notificado: 😂😂
Errar é humano, aprender é mais humano ainda! Eu erro e aprendo sempre...
Veja a estreia da mais nova Snapsérie do blog!
Yuna é uma adolescente órfã que morou a vida toda no Orfanato Flor de Hibisco, cresceu sabendo sobre o assassinato de seus pais e sempre imaginou algum modo de vingar a tragédia que a deixou sozinha... Aos 13 anos ela já tem tudo o que precisa para começar: um uniforme de ninja e claro tomar decisão:
Oiii Gente!!!
Como vocês sabem eu gosto bastante de usar emojis nas postagens do blog! 😜😄😗
Quem nunca, né? Os emojis estão praticamente substituindo quase todas as palavras nas conversas das redes sociais, tem como expressar um sentimento, uma palavra, uma ação e até profissões!
São inúmeras opções e versões, em algumas o sentido real do emoji parece ter sido mal interpretado.
Separei aqui embaixo 3 emojis que você sempre usou errado e não sabia!
1
Esse emoji é uma mulher dando alguma informação. Vai me dizer que você usava ele para essa função?
2
Você sabia que essa carinha do lado esquerdo não significa "ishiii", mas sim alguém tenso? Hahaha, aposto que não!
3
Esse emoji você sempre usou como se fosse um carinha cabisbaixo, não vale negar em?!
Mas ele na verdade significa aquela famosa saudação oriental, "reverência" para ser mais claro.
Separei essa imagem da internet para explicar melhor. (Créditos na imagem)
Você usava esse emoji para fazer reverência? Não ou claro que não?!
Falando em cultura oriental, dia 26 deste mês (junho/2017) estreia Como uma Ninja, uma história contada através de snaps, tá ficando tudo lindo e acredito que vai encantar muita gente!
Não tem mais como usar esses emojis errados, né gente?
Alisson JL Blog também é educativo! hahaha
Em breve farei a parte 2, pois não são apenas 3 emojis que foram mal interpretados...
Oiii gente!!!
Quem acompanha o blog deve ter reparado algumas chamadas para "Como uma Ninja", desde o mês passado... A estreia acontece dia 26 deste mês, mas ainda não expliquei direito como vai funcionar a atração, os dias que serão postados e etc! Vamos lá aos poucos:
📱
Snapsérie: Vocês podem ter reparado que Como uma Ninja não é uma snapistória ou snapnovela, mas sim uma snapsérie. Mas o que é isso? Isso significa que a história será contada em temporadas ou com em histórias com nomes diferentes. Como uma Ninja é o início da história, mas a história não termina no último capítulo, ou seja, quando eu postar o último capítulo de Como uma Ninja irei continuar a história em uma outra com nome diferente.. Pode parecer confuso, mas depois vocês entendem.
📅
Agenda de capítulos: O primeiro capítulo só vai ao ar dia 26 de Junho, mas no dia 24 teremos uma pré-estreia em ritmo de São João, um evento que reuniu os principais personagens para contar um pouco sobre a história ao contrário do que aconteceu em 'O Herdeiro', que o capítulo especial foi o último. Serão postados capítulos novos nas segundas e sextas, todas as semanas. Você pode ler nos dias ou nos fins de semanas por exemplo.
📓
A história: Há algum tempo que venho escrevendo a história de Como uma Ninja, meu sonho é um dia publicar um livro sobre ela. Mas enquanto isso acontece, adaptei para poder no blog, já que a história verdadeira é bem dramática e trágica. Como uma Ninja vai contar basicamente a história de Yuna, sua vingança e seus limites. Cada personagem também terá um pouco da sua vida contada no meio das histórias e alguns personagens entrarão somente no meio da série.
Então é isso pessoal. Espero muito mesmo que vocês gostem para que eu possa publicar as continuações.